sábado, 18 de abril de 2009

Educação Inclusiva, Passo para o Futuro



A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva. A deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa.

Qual a opinião de vocês como professores sobre a educação inclusiva ou individualizada?


4 comentários:

  1. Conforme escreve Perrenoud (1993): “ensinar é confrontar-se com um grupo heterogêneo”, e ter professores com condições de reconhecer, valorizar e saber tirar proveito disso ,para sua prática educativa, partindo de uma reflexão crítica e fazendo valer seu papel de intelectual crítico, é um grande passo na implementação da escola inclusiva.

    ResponderExcluir
  2. individualizada esta a aprendizagem dos professares que trabalham na areia,pois não tem apoio nem do estado muito menos do município.
    Quanto a inclusão, aqui ainda não chegou mais nossos aluno estam na escola esperando o prometido.

    ResponderExcluir
  3. A educação inclusiva do jeito que está acontecendo nas escolas públicas parece mais educação exclusiva. Penso que a escola não dispõe ainda de recursos para atender as necessidades dos nossos alunos especais.

    ResponderExcluir
  4. Oi Profe!! Adivinha quem ta escrevendo??? Uma admiradora sabia???


    Sou sua Fã!
    Nome? meu? Nem sei......rs

    ResponderExcluir