segunda-feira, 21 de novembro de 2016

. Escola E. Antônio Carlos de Brito

Pontes e Lacerda                         

PROFESSORA: DIVA CORDEIRO PEREIRA

DAZINHA CHAVES DE Oliveira.

COORDENADORAS: SOLANGE TEREZINHA

VIVIANE



PROJETO “APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”


                 
                  JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto deve-se à experiência das professoras na Educação Básica onde observamos que há um número significativo de crianças com anos Iniciais da sua escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las, uma vez que há uma sala específica que atenda suas defasagens curriculares mesmo tendo o laboratório de aprendizagem a escola não consegue atender a demanda com um professor.  Pensando neste patamar a escola reuniu com os professores para dar continuidade  ao mesmo  projeto  que vem sendo desenvolvido anteriormente para atingir os objetivos .  Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que compõem uma parcela significativa da população do bairro MORRADA DA SERRA cidade de PONTES E LACERDA MT, onde a maioria dos estudantes está localizada, que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos. No projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica das escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem e avaliação visando garantir que todos os alunos aprendam. Acreditamos que para a superação dos problemas de ensino aprendizagem é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história do estudante.
OBJETIVOS
     Espera-se oferecer aos estudantes, alvo do projeto, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio da oportunidade de ofertar aos alunos uma maneira educativa neste espaço escolar um contexto desafiador dos estudantes  com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva-se proporcionar situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais, metodologias e conteúdos programáticos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental e o domínio por parte dos professores.
Estratégias pedagógicas

     


Trabalhos diferentes na sala de aula com recurso metodológico que auxilie na dificuldade de aprendizagem
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma vez que cada educando é um caso específico e para buscar uma solução das dificuldades de aprendizagem, requer a escolha de estratégias e atividades pedagógicas que busquem dar sentido aos problemas revelados.  Estratégia da Pedagogia lúdica da Alfabetização partindo da observação da realidade de cada aluno.
 FICHAS COM AS SÍLABAS,
Alfabeto ilustrado,
Recortes de letras e palavras com o inicial trabalhado,
Leitura diversa.
 Uso da mídia,
 Uso do teclado do computador,
Deixar que o aluno manuseio o computador com orientação,
Sempre fazer leitura para o aluno, depois deixar que interprete ara os que ainda não consegue ler, fazer oralmente e através de ilustração,
Em cada aula preparar atividade especifica ao educando,
Ditado de letras palavras, frases e pequeno texto.
Ditado ilustrado,
NÚMEROS E OS QUATROS OPERAÇÕES ENTRE OUTRAS.



Avaliação.

Quanto às crianças alvo do projeto, espera-se que o fracasso escolar seja minimizado e a autoestima do aluno seja recuperada.
Como ela sempre é diagnostica será através de observação e atividades avaliativa com intenção.
Anotação no caderno de campo para o trabalho ser direcionado.
CRSTIANE T. SAMPAIO e SÔNIA R. SAMPAIO, na sua obra Educação Inclusiva - o professor
Mediando para a vida, escrevem:
“Os diferentes ritmos, comportamentos, experiências imprimem ao cotidiano escolar a
Possibilidade de troca de repertórios, de visões de mundo, confrontos, ajuda mútua consequente ampliação das capacidades individuais.
 Fontes bibliografia: COORDENADORA DO PROJETO: Prof.ª Ms.
COORDENADORA DO PROJETO: Prof.ª Ms. Rosana Beatriz Ansai
PROFESSORAS ORIENTADORAS: Prof.ª Ms. Maria Sidney Gruner Prof.ª Ms. Roseli B. Klein

PEDAGOGA DO PROJETO: Prof.ª Ana Paula Casanova

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